Rollemberg apoia candidatura de Brasília a sede do Fórum Mundial da Água em 2018

Da Redação | 14/02/2012, 15h00

Em debate nesta terça-feira (14) na Comissão de Meio Ambiente (CMA), sobre o 6º Fórum Mundial da Água, que será realizado em março na França, o presidente da comissão, Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), manifestou apoio à candidatura de Brasília como sede da edição do evento prevista para 2018.

Na audiência pública, o presidente da Agência Reguladora de Água e Saneamento do Distrito Federal (Adasa), Vinicius Benevides, disse acreditar que o Brasil reúne as condições para receber o fórum de 2018 e que Brasília será candidata a sede do encontro.

Benevides lembrou que o país tem instituições estruturadas e reconhecidas na gestão de recursos hídricos, como a Agência Nacional de Águas (ANA). Ponderou ainda que a água é um importante bem econômico, a serviço do desenvolvimento do país, e a realização de um evento mundial valorizaria os esforços pelo uso sustentável do recurso.

Ao apoiar o pleito, Rollemberg pediu o apoio dos colegas senadores para a realização do fórum em Brasília.

- Tenho certeza que, como capital de todos os brasileiros, teremos o apoio de todos os estados - disse o senador.

A escolha da sede segue critérios estabelecidos por um termo de referência. De acordo com o coordenador do 6º Fórum, Benedito Braga, são considerados não apenas aspectos como infraestrutura disponível, mas também o desempenho do país nos esforços de gestão sustentável dos recursos hídricos e seu envolvimento nos fóruns mundiais de água. Nesse sentido, ele considera que o país reúne condições para sediar o evento, pois "tem dado ao mundo sinais de boa gestão da água".

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: