Humberto Costa anuncia nova delegacia da Polícia Federal e construção de hospital em Caruaru

Da Redação | 14/02/2012, 18h08


O senador Humberto Costa (PT-PE) parabenizou o prefeito de Caruaru (PE), José Queiroz, pela doação de um terreno de quase 7 mil metros quadrados para a construção da nova sede da Delegacia Regional da Polícia Federal no município. O senador informou ser autor de uma emenda no valor de R$ 300 mil que permitirá o início da construção da delegacia.

O parlamentar disse que a delegacia na capital do forró, distante 130 quilômetros do Recife, atenderá a outros 69 municípios da região.

O senador também afirmou ser autor de emenda já aprovada, no valor de R$ 29 milhões, para a construção do Hospital Mestre Vitalino, um hospital geral de médio porte para atendimento de média e alta complexidade, que beneficiará mais de 1,2 milhão de habitantes de Caruaru e de 32 municípios ao seu redor.

No mesmo pronunciamento, nesta terça-feira (14), Humberto Costa informou que o Programa Saúde Não Tem Preço triplicou o número de diabéticos e hipertensos que recebem medicamentos de graça na rede de farmácias populares, que agora atinge 7,8 milhões de brasileiros. O programa, lembrou o senador, foi implantado por ele quando ministro da Saúde do governo de Luiz Inácio Lula da Silva e já conta com 20,3 mil farmácias participantes, distribuídas por 3,2 mil municípios. Além dos medicamentos gratuitos para diabetes e hipertensão, ainda oferece descontos de até 90% para remédios contra a asma, colesterol, osteoporose e rinite, assim como anticoncepcionais e fraldas geriátricas.

_ Essas políticas demonstram ainda como o Estado pode ser proativo e fazer diferença na vida de cada cidadão e cidadã - afirmou.

Já o Programa Sistema Nacional de Transplantes atingiu novo recorde em número de cirurgias em 2011. O senador informou que o Brasil mais que dobrou o número de transplantes na última década, possuindo hoje o maior sistema público de transplantes de órgãos do mundo. Segundo ele, 95% dos transplantes hoje no Brasil são realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Pesar

O senador ainda associou-se ao voto de pesar à família do presidente da Embratur, Flávio Dino, pelo falecimento do seu filho Marcelo, de 13 anos, "em condições extremamente trágicas" que, segundo o senador, obrigam a refletir sobre o sistema suplementar de saúde.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: