Rollemberg registra reunião de grupo de trabalho sobre a Rio+20

Da Redação | 13/02/2012, 16h49


O senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) registrou, em discurso nesta segunda-feira (13), a realização da primeira reunião do ano do grupo de trabalho para tratar da participação brasileira na Conferência Nacional de Desenvolvimento Sustentável, que ocorrerá em junho, no Rio de Janeiro, a Rio+20.

Integrante do grupo, assim como os senadores Cristovam Buarque (PDT-DF) e Fernando Collor (PTB-AL), Rollemberg comemorou a participação de 22 ministros na reunião, ocorrida na semana passada, o que em sua opinião demonstra o compromisso do governo brasileiro com o tema.

Rollemberg salientou o papel preponderante do Brasil na conferência, que desde a Eco 92 passou a ter papel protagonista nas questões ambientais, e o tema "desenvolvimento sustentável" passou a fazer parte da agenda não apenas do mundo, mas especialmente do Brasil. Muitos dirigentes de organismos internacionais ligados ao meio ambiente têm diretores brasileiros, observou ainda.

- Isso só aumenta a responsabilidade do Brasil no que se refere à construção de novos paradigmas para o desenvolvimento. Sem dúvida, este será o tema mais importante a ser tratado pela Comissão de Meio Ambiente ao longo deste primeiro semestre, já que a conferência se realizará no final do mês de junho- disse.

Rollemberg preside a CMA no Senado, e já confirmou a presença da ministra do Meio Ambiente, Izabella Tavares, na reunião do próximo dia 29. A comissão também realizará um ciclo de debates sobre o tema, quando serão ouvidos representantes da sociedade, da comunidade científica, do governo, do setor produtivo, dos trabalhadores, dos empresários e de outros grupos que têm interesse em dar contribuição para a construção de uma agenda de desenvolvimento sustentável para o Brasil e para o mundo, segundo afirmou o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: