Patriota debaterá com Representação no Parlasul situação de brasileiros no Paraguai

Da Redação | 09/02/2012, 10h48

O ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, deverá debater a questão dos brasiguaios, na próxima semana, com os integrantes da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul). A audiência pública, prevista para quinta-feira (16), foi convocada a partir de requerimento do deputado Roberto Freire (PPS-PE) aprovado nesta quinta-feira (9) em reunião da representação, presidida pelo senador Roberto Requião (PMDB-PR).

Em seu requerimento, Freire pede que o ministro converse com os parlamentares a respeito da situação dos agricultores brasileiros em território paraguaio e das negociações que estão sendo travadas atualmente entre Brasília e Assunção. Como observou o deputado na justificação de seu pedido, o governo paraguaio está empenhado em atender às demandas locais de reforma agrária, ao mesmo tempo em que busca uma solução pacífica para a questão dos brasiguaios, "dentro da lei e com respeito à propriedade privada e a garantia à segurança dos colonos no Paraguai".

- O conflito entre brasileiros que residem no Paraguai e agricultores sem terra paraguaios vem se arrastando há bastante tempo. A situação, hoje, alcançou um estágio extremo e merece atenção especial por parte das autoridades brasileiras - disse Freire.

Existem aproximadamente 350 mil agricultores brasileiros no Paraguai, dos quais boa parte vive lá há muitos anos. Desde o dia 23 de janeiro, segundo relata a Agência Brasil, os brasiguaios e os carperos, como são conhecidos os sem-terra paraguaios, estão em conflito na região de Santa Rosa del Monday, no Alto Paraná.

Para os sem-terra paraguaios, nesta região, as terras foram ocupadas irregularmente por brasileiros. Os carperos alegam que as terras seriam destinadas anteriormente à reforma agrária. Os produtores brasileiros negam que as terras sejam irregulares. E a Justiça paraguaia determinou a reintegração de posse para os brasileiros.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: