Anibal Diniz destaca regularização de imigrantes haitianos no Acre

Da Redação | 06/02/2012, 16h17


Em discurso nesta segunda-feira (6), o senador Anibal Diniz (PT-AC) informou que a situação dos imigrantes haitianos no estado do Acre está sendo solucionada a contento, com a ajuda do governo federal. Segundo ele, de 2.300 haitianos que passaram pela cidade acriana de Brasileia, apenas 130 ainda esperam por auxílio governamental.

De acordo com o senador, o governo federal atuou para regularizar a situação da maioria dos imigrantes haitianos no estado.

- A situação desses haitianos foi regularizada. Nós conseguimos, por meio da Secretaria de Justiça e de Direitos Humanos, encontrar ocupação, trabalho, inclusive com carteira assinada, para a maioria desses haitianos - afirmou Anibal Diniz, ao garantir que até o fim desta semana serão regularizados os últimos imigrantes.

O senador lembrou, entretanto, que 290 cidadãos haitianos estão em situação irregular e em condições de vida precárias na cidade peruana de Iñapari, na fronteira com o Brasil. Ele disse que autoridades do Brasil e do Peru já estão dialogando para auxiliar essas pessoas.

Em aparte, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) destacou a eficiência das autoridades na resolução do problema. Porém, a senadora registrou que o estado do Amazonas também vem recebendo centenas de imigrantes haitianos. Ela comunicou que a CPI do Tráfico de Pessoas, da qual é presidente, vai realizar audiência pública em conjunto com a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) para debater o problema.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: