José Pimentel elogia programa Ciência Sem Fronteiras

Da Redação | 13/12/2011, 20h31


Em pronunciamento em Plenário nesta terça-feira (13), o senador José Pimentel (PT-CE) deu parabéns à presidente da República Dilma Rousseff pelo lançamento do programa Ciência Sem Fronteiras, programa que distribuirá 100 mil bolsas no exterior para estudantes e pesquisadores de talento notável. O parlamentar salientou que o Ciência Sem Fronteiras, além de aumentar a presença de brasileiros em "instituições de excelência" internacionais, tem por objetivo atrair pessoal qualificado para trabalhar no Brasil.

- Este país, que se prepara para ser a quinta potência econômica do planeta já agora em 2015, precisa agilizar a oferta de oportunidades, para que a juventude possa cada vez mais se qualificar, possa ter mais conhecimento e possa trazer para a nossa academia, para o nosso mundo produtivo, para o mundo empresarial, a sua experiência - disse o senador.

José Pimentel mencionou os termos de cooperação técnica já assinados com Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, França e Itália, e as tratativas com outros países visando a assinatura de novos acordos para concessão de bolsas. O senador também destacou a participação de entidades privadas, que contribuíram com a oferta de 26 mil vagas no programa.

Em aparte, o senador Wellington Dias (PT-PI) comemorou o plano, que considera "passo para o longo prazo", e chamou o governo e o setor privado à responsabilidade de estimular a inteligência do país num grau condizente com a importância econômica brasileira. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: