Wellington Dias defende proibição das propagandas de bebidas alcoólicas

Da Redação | 30/11/2011, 17h17

O senador Wellington Dias (PT-PI) está entre os que defendem mudanças na legislação para proibir a propaganda de bebidas alcóolicas. Presidente da Subcomissão do Senado sobre Álcool, Crack e Outras Drogas, ele alerta para o avanço do crack no país, mas ressalta que "o álcool representa um problema ainda mais grave".

- A própria Organização Mundial da Saúde [OMS] destaca o problema do álcool - frisou o senador nesta quarta-feira (30), após a apresentação do relatório da subcomissão, que está encerrando suas atividades.

Wellington Dias apontou o lobby da indústria de bebidas alcoólicas como um dos principais obstáculos para a aprovação de projetos de lei que restrinjam tais propagandas. Ele citou como exemplo um projeto que tramitou no Congresso prevendo o fim das propagandas de bebidas alcoólicas e cigarros, "mas que acabou sendo derrotado, no que se refere às bebidas, porque o lobby contrário funcionou".

A proposta do senador encontra eco em outro relatório, também apresentado nesta semana, na Câmara, pelo deputado federal Givaldo Carimbão (PSB-AL). Além de proibir a propaganda de bebidas alcoólicas, Carimbão defende o aumento da tributação sobre a venda desses produtos.

Wellington Dias solicitou que os dois relatórios sejam enviados à presidente Dilma Rousseff, para oferecer subsídios às políticas públicas do setor.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: