Presidente da ANP é chamado a discutir vazamento de petróleo na Bacia de Campos

Da Redação | 01/12/2011, 11h02


O vazamento de óleo ocorrido em plataforma utilizada pela companhia Chevron na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro, motivou a aprovação, nesta quinta-feira (1º), de convite ao presidente da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Haroldo Lima, para explicar na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) a atuação do órgão no episódio. Autor do requerimento propondo o debate, o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) questionou a capacidade da agência de responder às demandas do setor.

- Chegou o momento da ANP ser repensada, porque as tarefas da agência são muito amplas e depoimentos dos últimos dias dão conta de que há, por parte da ANP, o reconhecimento de que ela não dispõe de infraestrutura adequada para cumprir com suas responsabilidades - disse Ferraço.

Conforme explicou o senador pelo Espírito Santo, a audiência pública será uma oportunidade para que os senadores da CI possam "dissecar" a estrutura da ANP e avaliar a capacidade da agência de responder às demandas cada vez mais complexas que serão colocadas pelo setor, em especial pela exploração de petróleo na camada pré-sal.

Ao apoiar o convite ao presidente da ANP, o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) disse que Haroldo Lima já se colocou à disposição para falar à comissão. Na presidência da reunião da CI, o senador Blairo Maggi (PR-MT) informou a existência de outros requerimentos, já aprovados, de convite ao presidente da ANP.

Para ver a íntegra do que foi discutido na comissão, clique aqui.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: