Alvaro Dias: PSDB quer investigação de Carlos Lupi por crime de responsabilidade

Da Redação | 16/11/2011, 18h25


O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) anunciou, nesta quarta-feira (16), a apresentação pelo PSDB de mais uma representação contra o ministro do Trabalho Carlos Lupi, à Procuradoria-Geral da República (PGR). O objetivo do partido é a abertura de investigação contra o ministro no Supremo Tribunal Federal (STF) por crime de responsabilidade. Em depoimento na Câmara, Lupi teria mentido ao afirmar não conhecer Adair Meira, responsável por ONGs que mantêm convênios com o ministério.

- Além das irregularidades denunciadas, que passam por cobrança de propinas, utilização de avião e a utilização também de diárias frias, o ministro, de forma atabalhoada na Câmara dos Deputados, como um boquirroto despreparado, faltou com a verdade e insultou o Congresso Nacional e a sociedade brasileira. Esse insulto não pode ficar sem reparação. Ficou comprovado que o Ministro mentiu, e a mentira oficial é crime de responsabilidade - disse Alvaro Dias.

O líder do PSDB também destacou a aprovação, pela manhã, de requerimento para ouvir Carlos Lupi na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), a respeito das denúncias de irregularidades. A audiência pública ocorrerá nesta quinta-feira (17).

Na opinião do parlamentar, Lupi deveria deixar o Ministério do Trabalho rapidamente. Sua permanência no governo, avaliou, significa um "ato de omissão da Presidência da República".

- Mais do que omissão, de conivência, mais do que conivência, de cumplicidade. Certamente, o desgaste político é inevitável - insistiu.

Alvaro Dias também pediu que a presidente Dilma Rousseff modifique os critérios para a indicação de ocupantes de altos cargos. Em sua opinião, atualmente o processo não leva em conta competência, qualificação técnica e probidade, mas sim a compensação pelo apoio no Congresso, que permite a aprovação de todas as medidas propostas e impede a oposição de investigar denúncias de corrupção no governo.

O senador também voltou a defender a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apresentar um diagnóstico das "falcatruas" praticadas nos últimos anos.

- Desde o escândalo do mensalão, são tantos os escândalos que nos acostumamos a eles, transformaram-se em rotina, no dia a dia da vida pública neste país - disse Alvaro Dias, acusando o governo de "banalizar a corrupção".

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: