Maldaner apresenta voto de pesar pela morte do ex-ministro e ex-senador Dejandir Dalpasquale

Da Redação | 10/11/2011, 15h23


O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) apresentou requerimento solicitando um voto de pesar pela morte do ex-senador, ex-ministro da Agricultura, no governo Itamar Franco e ex-deputado federal Dejandir Dalpasquale. Ele faleceu na quarta-feira (9), em Santa Catarina, aos 76 anos.

Maldaner lembrou que Dalpasquale presidiu o MDB e o PMDB no estado por 20 anos e elogiou a sua "extraordinária habilidade" na direção do partido em Santa Catarina. Maldaner também recordou a atuação dinâmica de Dalpasquale no ministério e sua dedicação à organização de cooperativas.

Nascido em Encantado (RS), Dejandir Dalpasquale foi vereador e prefeito de Campos Novos (SC), deputado estadual por duas legislaturas e deputado federal. Em 1981, como 1º suplente do senador Jaison Barreto, assumiu temporariamente uma cadeira no Senado. Em 1993, sua experiência no setor rural, particularmente no cooperativismo, credenciou-o a assumir o cargo de ministro da Agricultura, durante o governo de Itamar Franco.Foi também secretário de Agricultura de Santa Catarina durante a gestão de Casildo Maldaner (1990 a 1991). Após deixar a política, assumiu a presidência da Organização das Cooperativas do Brasil.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: