Vanessa Grazziotin destaca realização de simpósio sobre desenvolvimento sustentável na Amazônia
Da Redação | 08/11/2011, 15h40
A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) registrou em Plenário, nesta terça-feira (8), a realização do 5º Simpósio da Amazônia e Desenvolvimento Sustentável, numa parceria entre Senado e Câmara dos Deputados. O evento tem como objetivo debater os problemas que afligem a Amazônia, buscando diagnósticos e soluções que envolvam todas as camadas sociais na preservação e no desenvolvimento da região.
Neste ano, o tema do simpósio é a visão do jovem para o futuro sustentável da Amazônia. Pela manhã, relatou a senadora do Amazonas, os participantes do simpósio discutiram o crescimento sustentável e a geração de emprego nas cidades da região. O painel foi coordenado pela própria Vanessa Grazziotin, que preside a subcomissão da Amazônia no Senado.
À tarde, o tema em debate seria a formação e capacitação dos jovens para o futuro sustentável, sob a coordenação do deputado federal Gladson Cameli (PP-AC), presidente da Comissão da Amazônia da Câmara. Entre os convidados, estão professores da Universidade Federal do Pará (UFPA) e representantes de instituições de ensino técnico da região Norte, de entidades estudantis e do Sebrae.
Para a senadora, a participação dos jovens na discussão do desenvolvimento da região amazônica é fundamental, já que serão eles os responsáveis por adotar as futuras práticas sustentáveis.
Vanessa Grazziotin relembrou que a Amazônia tem tratamento prioritário no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, mas destacou que a necessidade de investimentos públicos na região exige que esses investimentos sejam feitos de forma ambientalmente responsável.
A senadora enfatizou que a Amazônia é uma importante área ambiental para o país e para o mundo, com a maior parte de sua área ainda florestada; a maior reserva de água doce do Brasil; uma extensa reserva mineral, ainda pouco explorada; e a biodiversidades mais rica do planeta.
- Quando falamos em desenvolvimento sustentável, falamos naturalmente de ciência, tecnologia e inovação. Precisamos de um olhar especial voltado para a Amazônia. Queremos que a Zona Franca de Manaus se consolide e que se consolide cada vez mais. Mas ao lado da Zona Franca precisamos desses outros investimentos, na piscicultura, no uso da madeira manejada, no uso de produtos para cosméticos, medicamentos fitoterápicos. E a bancada do Amazonas no Congresso estará cada vez mais mobilizada para isso - declarou.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: