Walter Pinheiro elogia Pronatec e destaca importância do ensino técnico

Da Redação | 27/10/2011, 19h05


O senador Walter Pinheiro (PT-BA) destacou, em pronunciamento em Plenário nesta quinta-feira (27), a entrada em vigor da Lei 12.513/11, que institui o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O parlamentar elogiou o aumento das oportunidades para formação técnica dos jovens brasileiros através da interiorização das unidades de ensino e ampliação da capacidade das escolas:

- A escola técnica foi para mim um grande instrumento, uma lição de vida. Tive na escola técnica não só a formação geral, mas a formação cidadã - disse o senador, que estudou na Escola Técnica Federal da Bahia.

O desenvolvimento da economia fora das capitais, segundo o senador, gera uma "explosão" da oferta de vagas que devem ser preenchidas por profissionais capacitados. Como exemplo, Walter Pinheiro lembrou os problemas verificados no tempo da instalação da indústria automobilística na Bahia, quando as fábricas tiveram que importar mão-de-obra de outros estados.

Walter Pinheiro manifestou sua satisfação ao ver a juventude brasileira mostrando aptidão intelectual em competições internacionais. Ele mencionou o fundador da empresa americana Apple, Steve Jobs (1955-2011), falecido recentemente, como um exemplo de talento e de sucesso. Para o senador, também há muitos jovens geniais, de grande talento, espalhados pelo Brasil, que precisariam apenas de oportunidades.

Tribunais

Walter Pinheiro também assinalou o agendamento para 9 de novembro de reunião com vista à instalação de Tribunais Regionais Federais (TRFs) nos estados de Minas Gerais, Bahia, Amazonas e Paraná. Na reunião, segundo o senador, as bancadas dos quatro estados e representantes do Poder Judiciário discutirão como apresentar ao Orçamento e ao Plano Plurianual (PPA) a criação dos novos tribunais.

Em aparte, o senador Clésio Andrade (PR-MG) agradeceu o esforço, em nome do povo de Minas Gerais, ressaltando a importância dos novos TRFs diante do volume de processos gerados em seu estado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: