José Pimentel elogia ações do governo na educação e aponta sucesso do Enem

Da Redação | 25/10/2011, 17h16


O senador José Pimentel (PT-CE) elogiou nesta terça-feira (25) as políticas públicas do governo federal para a melhoria do nível educacional da juventude brasileira, dentre elas o Programa Universidade para Todos (ProUni), destinado a conceder bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior, e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo Pimentel, o Enem deste ano demonstrou ter alcançado "uma grande evolução".

- Criado em 1998, o Enem não era bem visto nem pelos estudantes, nem pelas instituições do ensino médio. Ele era apresentado acima de tudo como um sistema de auto-avaliação para os alunos, que demonstravam pouco interesse pelas provas. Hoje - afirmou.

Para o senador, desde a criação do ProUni, em 2004, o Enem ganhou uma nova dimensão e, a partir de 2009, transformou-se em uma das principais portas de entrada em instituições públicas de ensino superior com a criação do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), igualmente gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC).

- Neste exame de 2011, graças a Deus, grande parte das falhas, das preocupações e das críticas que haviam sido colocadas ao longo de 2009 e 2010 foram muito reduzidas, e o resultado é muito satisfatório. Basta ver a quantidade de instituições públicas federais, sejam as universidades, sejam os institutos federais de tecnologia ou parte das universidades estaduais, que participaram fazendo sua adesão ao Enem - afirmou.

José Pimentel também disse que o processo de seleção para ingresso dos estudantes no ProUni é impessoal, informatizado e se baseia nas notas obtidas pelos candidatos no Enem, "o que garantetransparência e imparcialidade na escolha dos candidatos a bolsas de estudos".

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: