Pesquisador sugere regeneração natural para APPs ocupadas por pastagens

Da Redação | 05/10/2011, 10h23

Cerca de 80% do passivo ambiental - áreas hoje ocupadas irregularmente com pastagem - poderá ser resolvido com o isolamento da área para regeneração natural da vegetação e com a adoção da técnica de manejo rotacionado de pastos - divisão da fazenda em pequenas áreas de pasto, com o deslocamento planejado do gado em cada parte. A proposta foi apresentada pelo professor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Gerd Sparovek, em debate na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT).

Para áreas de reserva legal, o pesquisador sugere que a compensação fora da propriedade seja direcionada a alvos como restauração de pastagens e áreas de interesse especial, que tenham maior relevância ambiental. Ele sugere ainda bônus para compensação em áreas que alimentem corredores ecológicos e que sejam adjacentes a Unidades de Conservação

Na opinião do especialista, o novo código deve manter a necessidade de restauração das APPs na maioria dos casos, estratégia contrária ao proposto no texto que veio da Câmara, de regularizar áreas consolidadas nessas área.

Mais informações a seguir

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: