Ex-chefe de comissão de licitação do Ministério da Agricultura é chamado a esclarecer denúncia

Da Redação | 22/09/2011, 12h50

Os senadores da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) aprovaram nesta quinta-feira (22) requerimento convidando Israel Leonardo Batista, ex-chefe da comissão de licitação do Ministério da Agricultura, para esclarecer denúncias de corrupção na pasta.

Conforme matéria divulgada em 16 de agosto pela Folha de S. Paulo, Batista acusa o então ministro da Agricultura Wagner Rossi de implantar esquema de corrupção no ministério e denuncia a distribuição de propina pelo lobista Júlio Fróes.

O requerimento para a oitiva de Israel Batista foi apresentado pelos senadores pelo PSDB Alvaro Dias (PR) e Cyro Miranda(GO) e defendido pelo também tucano Flexa Ribeiro (PA). Na discussão da matéria, Sérgio Souza (PMDB-PR) encaminhou contra o requerimento, posição apoiada por Waldemir Moka (PMDB-MS). Para os peemedebistas, o governo federal já teria adotado medidas para esclarecer o assunto, não sendo mais necessária a oitiva dos envolvidos.

O encaminhamento contrário foi repudiado por Flexa Ribeiro, que protestou dizendo que Senado não deveria se prestar ao papel de "vaquinha de presépio".

- Faço apelo para que não haja impedimento no sentido de aprovar qualquer requerimento que venha a trazer esclarecimento à sociedade e para que possamos cumprir o papel do Legislativo ­- disse Flexa Ribeiro.

Também favorável ao requerimento, Blairo Maggi (PR-MT) afirmou que a participação de Israel Batista em audiência na CRA contribuirá para que os senadores conheçam como funciona o Ministério da Agricultura.

Para ver a íntegra do que foi discutido na comissão, clique aqui.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: