Representante do Pará defende segurança jurídica na questão dos 'royalties'
Da Redação | 01/09/2011, 13h13
O vice-governador do Pará, Helenilson Pontes acredita que a União terá de ceder recursos para que se chegue a um consenso sobre a repartição dos royalties do petróleo entre estados produtores e não produtores.
- O mais importante nesse debate é preservar a segurança jurídica. É reconhecer que estados com projeção de arrecadação construída em campos já licitados não podem ser derrotados e apontados como inimigos dos não produtores. Não temos interesse em abocanhar recursos de Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo - afirmou.
Helenilson Pontes alertou diversas vezes, durante debate sobre o assunto promovido pelas Comissões de Assuntos Econômicos (CAE), de Serviços de Infraestrutura (CI), e de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), para a necessidade de o Congresso decidir sobre essa distribuição de recursos. Conforme observou, o risco é deixar a resolução de um tema complexo, que demandou estudos aprofundados, para o Supremo Tribunal Federal (STF).
Mais informações a seguir
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: