Só redistribuição de renda não reduz violência, diz ministro da Justiça
Da Redação | 25/08/2011, 15h59
A violência não caiu nas áreas mais beneficiadas pelos programas de redistribuição de renda, disse o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, na Comissão Temporária de Segurança Pública, nesta quinta-feira (25).
A afirmação do ministro se baseia em uma comparação do Mapa da Violência com um levantamento sobre o impacto dos programas de melhoria da renda da população. Os últimos dados do Mapa da Violência revelam que a Região Nordeste, que mais teve ganho de renda recentemente, tem sofrido com o aumento do número de homicídios.
Portanto, na avaliação de Cardozo, é um equívoco se atribuir a violência unicamente à exclusão social. Para ele, é preciso tratar adequadamente outros fatores, como o uso de drogas e a reinserção social dos egressos do sistema prisional, ao fim do cumprimento das respectivas penas.
Para ver a íntegra do que foi discutido na comissão, clique aqui.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: