Senado comemora 426 anos de fundação do estado da Paraíba

Da Redação | 05/08/2011, 11h00

O Senado comemora, no período do expediente da sessão não deliberativa de segunda-feira (8), às 14h, os 426 anos de fundação do estado da Paraíba. O requerimento solicitando o evento é de autoria do senador Wilson Santiago (PMDB-PB).

A história da Paraíba começou antes do descobrimento do Brasil, quando o litoral do atual território do estado era povoado pelos índios tabajaras e potiguaras. A província foi fundada no dia 5 de agosto de 1585, tornando-se estado com a proclamação da República, em 15 de novembro de 1889.

De acordo com o senador, a conquista da Paraíba "foi um dos mais difíceis empreendimentos da Coroa Portuguesa". Anteriormente, existia a Capitania de Itamaracá. Em 1574, ocorreu a tragédia de Tracunhaém, com a morte de todos os seus moradores, incluindo o senhor de engenho e os escravos. Os assassinatos foram cometidos por tribos indígenas para vingar o desaparecimento de uma índia, raptada exatamente nesse engenho.

Depois desse episódio, o rei de Portugal D. João III desmembrou Itamaracá, formando a Capitania do Rio Paraíba. Até a conquista definitiva do território, houve cinco expedições, sendo que apenas a última foi vitoriosa.

"A conquista definitiva somente foi possível após a união entre os portugueses e os índios tabajaras, que vinham do sul da Bahia, após décadas de migração pelo interior do Nordeste", contou o senador. Dessa união, acrescentou, surgiu a força necessária para a vitória sobre os potiguaras e também para a expulsão dos franceses.

Santiago disse que, atualmente, a Paraíba é um estado em franco desenvolvimento econômico. A economia se baseia na agricultura, com a produção de cana-de-açúcar, abacaxi, fumo, graviola, juta, umbu, caju, manga, acerola, mangaba, tamarindo, mandioca, milho, sorgo, urucum, pimenta-do-reino, castanha de caju, arroz, café e feijão.

Na indústria, destacam-se a alimentícia, têxtil, metalúrgica e sucroalcooleira, além da produção de couro e calçados. Segundo o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, a Paraíba tem 223 municípios e uma população total de 3,7 milhões de habitantes.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: