Aprovado voto de solidariedade ao povo da Noruega

Da Redação | 04/08/2011, 15h06

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou nesta quinta-feira (4) dois votos de solidariedade: o primeiro ao povo da Noruega, em função do atentado que tirou a vida de 77 jovens na ilha de Uoeya, e o segundo ao comandante geral do Exército, Enzo Martins Peri, cujo nome foi envolvido pelo jornal Folha de S. Paulo em denúncias de corrupção.

O primeiro requerimento de voto de solidariedade foi apresentado pelo senador Eduardo Suplicy (PT-SP), que deverá levar pessoalmente o documento à Embaixada da Noruega em Brasília, juntamente com o senador Pedro Simon (PMDB-RS), relator da matéria.

Em seu voto favorável, Simon lembrou que o autor do atentado contra jovens noruegueses que participavam de encontro da Juventude Social Democrata, o ativista de extrema-direita Anders Behring, citou a miscigenação racial do Brasil como exemplo a não ser seguido.

Os autores do segundo requerimento foram os senadores Marcelo Crivella (PRB-RJ) e Fernando Collor (PTB-AL), presidente da comissão. Collor leu nota da Procuradoria Geral Militar, na qual aquele órgão contesta a informação de que Peri estivesse sendo investigado por participação em supostas fraudes em obras do Ministério dos Transportes executadas pelo Exército. O presidente da comissão criticou "o primarismo e a superficialidade" da denúncia contra o general, que considerou ainda uma "calúnia ignominiosa".

Importação de Bananas

A comissão aprovou também requerimento apresentado pelo senador Luiz Henrique (PMDB-SC), para que seja enviado um ofício aos Ministérios da Agricultura e das Relações Exteriores, para demonstrar preocupação da comissão com as notícias sobre a possibilidade da liberação da importação pelo Brasil de bananas do Equador. Ele lembrou que o setor bananeiro no Brasil oferece 500 mil empregos diretos e poderia ser colocado em risco com a medida.

Filipinas

Foram aprovados pareceres favoráveis a dois projetos de decreto legislativo (PDS) referentes a acordos com as Filipinas. Ambos tiveram como relator o senador Pedro Simon. O PDS 127/11 permite o exercício de atividade remunerada por dependentes de diplomatas. O PDS 128/11 aprova acordo de cooperação agrícola.

Foi ainda aprovado parecer favorável da comissão ao projeto de lei do Senado (PLS 101/10), de autoria do então senador Papaleo Paes, destinado a estender aos trabalhadores estrangeiros que sejam empregados de empresas brasileiras no exterior o direito de recurso à Justiça Trabalhista brasileira. O relator foi o senador Eduardo Amorim (PSC-SE).

Para ver a íntegra do que foi discutido na comissão, clique aqui.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: