Governador e senadora querem que aeroporto de Salvador volte a se chamar Dois de Julho

Da Redação | 05/07/2011, 17h55

O governador da Bahia, Jacques Wagner, se manifestou a favor do retorno do antigo nome do aeroporto da capital baiana, Aeroporto Internacional Dois de Julho, que alude à independência do estado. Ele se pronunciou em sessão especial em Plenário, nesta terça-feira (5), para comemorar os 188 anos da definitiva expulsão dos portugueses da Bahia. O aeroporto teve seu nome mudado para Luís Eduardo Magalhães, em homenagem ao deputado federal baiano falecido em 1998.

- Nenhum homem individual pode substituir a saga de um povo - justificou o governador, depois de destacar que tomava aquela posição apesar da amizade que nutria por Luiz Eduardo, filho do também falecido senador e governador baiano Antonio Carlos Magalhães.

Quem primeiro abordou o assunto foi a senadora Lídice da Mata (PSB- BA), também autora do pedido para a sessão comemorativa, subscrita ainda pelos outros dois senadores baianos - João Durval (PDT-BA) e Walter Pinheiro (PT-BA). Lídice esclareceu que defendia a volta do nome original como forma de restaurar um ato de homenagem de grande importância para os baianos.

- A mudança do nome não pode ser entendida como um gesto de revanchismo - afirmou Lídice, salientando que já se distanciou do estilo "brigona" que caracterizava sua atuação como opositora ao grupo de Antonio Carlos Magalhães.

Jacques Wagner, que estava em Plenário quando a Câmara aprovou, por voto de liderança, o projeto que retirou do aeroporto o nome Dois de Julho, para colocar no lugar o de Luís Eduardo Magalhães. Conforme assinalou, sensibilizado pela perda precoce do amigo e líder político em ascensão, ele mesmo não fez qualquer objeção. Passada a emoção, porém, teria mudado de opinião.

O governador da Bahia relatou que, como outras pessoas, já sugeriu que a própria família de Luís Eduardo se manifeste a favor do retorno do antigo nome.

- Creio que é olhando para a frente que a gente pode devolver essa alegria ao povo da Bahia, que tem, realmente, no Dois de Julho a nossa data maior - argumentou o senador, concluindo a defesa da volta do antigo nome.

Para que o nome do aeroporto possa ser alterado, será preciso aprovar projeto nas duas Casas do Congresso. Já existe proposição com esse objetivo tramitando na Câmara dos Deputados.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: