Ana Amélia relata participação em simpósio de Harvard sobre o Brasil

Da Redação | 22/06/2011, 17h48


A senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS) relatou nesta quarta-feira (22) a sua participação em simpósio realizado pela Harvard Business School, em Boston, para discutir o Brasil do século 21. A convite da universidade americana, outros seis senadores e oito deputados federais também participaram do simpósio que comparou o Brasil com os ambientes internacionais, tendo como referência a Índia e a China.

Na avaliação da senadora, a Universidade de Harvard ofereceu uma grande oportunidade para um debate qualificado e técnico sobre a importância da defesa das liberdades e do fortalecimento institucional dentro de um cenário mundial que se modifica a cada ano. Ana Amélia ressaltou que não houve qualquer custo para o Senado e a Câmara dos Deputados.

- O Brasil está muito bem nessa fotografia. E eu fiquei, como jornalista, muito triste por ver que alguns colegas não entenderam bem o espírito, a causa e o motivo dessa viagem - lamentou.

Para a senadora, a conclusão do encontro foi que o Brasil precisa dar absoluta prioridade à educação em aspectos mais amplos, como projeto de país e de nação. Ela frisou que essa não é uma questão partidária e que não há como vencer os desafios do século 21 sem um maciço investimento no processo educacional brasileiro, especialmente melhorando a qualidade do ensino fundamental.

- Não dá para chegar ao posto de quinta potência mundial, do jeito que estamos na área do ensino básico - afirmou.

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) disse, em aparte, que ficou satisfeito que o assunto educação tenha surgido num encontro internacional para discutir economia. Ele voltou a defender a federalização do ensino fundamental, que seria gerenciado localmente pelos os estados e municípios.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: