Mártires da Revolução de 1932 entram no Livro dos Heróis da Pátria

Da Redação | 21/06/2011, 18h28

Os heróis da Revolução Constitucionalista de 1932 Mário Martins de Almeida, Euclydes Bueno Miragaia, Dráusio Marcondes de Souza e Antônio Américo de Camargo Andrade terão os nomes inscritos no Livro dos Heróis da Pátria, também conhecido como Livro de Aço. A homenagem é determinada pela Lei 12.430/11, sancionada pela presidente Dilma Rousseff na segunda-feira (20).

Conhecidos pela sigla MMDC, em referência aos sobrenomes Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo, os quatro estudantes paulistas foram mortos em 23 de maio de 1932, em confronto com forças favoráveis ao então presidente Getúlio Vargas, que havia assumido o poder na Revolução de 1930.

Depois da morte deles, a sigla MMDC passou a representar uma organização civil clandestina, que, entre outras atividades, oferecia treinamento militar para a realização de uma guerrilha. Ao episódio seguiu-se uma intensa campanha de alistamento voluntário, inclusive por meio de cartazes, em diversos postos distribuídos pelo estado, e que veio a culminar com a Revolução Constitucionalista de 1932.

Atualmente, os restos mortais dos estudantes estão sepultados no mausoléu do Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo.

O projeto que propôs a inclusão dos nomes dos estudantes no livro (PLC 177/09), de autoria do ex-deputado Dr. Talmir (PV-SP), foi aprovado em caráter terminativo pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) no dia 10 de maio.

De acordo com a Lei 11.597/07, o Livro dos Heróis da Pátria, depositado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília, destina-se ao registro perpétuo do nome dos brasileiros ou de grupos de brasileiros que tenham oferecido a vida à Pátria, para sua defesa e construção, com excepcional dedicação e heroísmo. A distinção só pode ser concedida no mínimo 50 anos depois da morte do homenageado.

Heróis da Pátria

- José Bonifácio de Andrada e Silva

- Francisco Manuel Barroso da Silva (Almirante Barroso)

- Francisco Alves Mendes Filho (Chico Mendes)

- Joaquim Marques Lisboa (Marquês de Tamandaré)

- Luís Alves de Lima e Silva (Duque de Caxias)

- José Plácido de Castro (Libertador do Acre)

- D. Pedro I

- Zumbi dos Palmares (Francisco)

- Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes)

- Marechal Manoel Deodoro da Fonseca

- Alberto Santos Dumont

- Frei Caneca

- Manuel Luís Osorio (Marechal Osorio)

- Ildefonso Pereira Correia (Barão de Serro Azul)

- Antônio de Sampaio (Brigadeiro Sampaio)

- José Tiaraju (Sepé Tiaraju)

- Anna Justina Ferreira Nery

- Padre José de Anchieta

- José Hipólito da Costa Furtado de Mendonça

- Getúlio Dornelles Vargas

- João de Deus do Nascimento, Lucas Dantas de Amorim Torres, Manuel Faustino Santos Lira e Luís Gonzaga das Virgens e Veiga (Heróis da Revolta dos Búzios)

- Mário Martins de Almeida, Euclydes Bueno Miragaia, Dráusio Marcondes de Souza e Antônio Américo de Camargo Andrade (Heróis da Revolução Constitucionalista de 1932)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: