João Vicente Claudino pede reajuste de bolsa do Prouni

Da Redação | 16/06/2011, 21h20


O senador João Vicente Claudino (PTB-PI), em pronunciamento nesta quinta-feira (16), chamou atenção para a importância do Prouni, programa do governo federal destinado à concessão de bolsas de estudo a estudantes de baixa renda em instituições particulares de ensino superior. Ele afirmou que o Prouni "merece o aplauso de todos" porque o custo das faculdades particulares é um dos grandes obstáculos no acesso à formação superior.

- Esses estudantes que estão nas universidades hoje serão a força motriz que irá alavancar o crescimento continuado de nosso país. Esses jovens estarão conduzindo os rumos de nossa sociedade e economia em um futuro próximo - disse o senador.

João Vicente Claudino pediu o reajuste da bolsa-permanência, um auxílio aos beneficiários do Prouni que atualmente atinge o máximo de R$ 360, considerando que o valor não tem acompanhado os aumentos do salário mínimo e do benefício básico da bolsa-família.

O senador salientou que, enquanto a bolsa-família dá as condições para que uma família saia da situação de extrema pobreza, a bolsa-permanência dá condições aos alunos de baixa renda para que arquem com despesas de seu processo educativo, "a porta de entrada para uma profissão e um futuro mais próspero". Ele pediu empenho do ministro da Educação, Fernando Haddad, para o reajuste do benefício aos estudantes.

Uespi

João Vicente Claudino também registrou a crise na Universidade Estadual do Piauí (Uespi), lembrando a grande campanha em defesa da instituição e as reivindicações de melhoria da estrutura física, autonomia financeira e melhores salários para o corpo docente.

O senador lamentou o fato de os professores da universidade estadual estarem pedindo equiparação de salário com o magistério do ensino médio do estado do Piauí.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: