Senado comemora os 50 anos do BRDE
Da Redação | 07/06/2011, 16h56
Os senadores homenagearam, na sessão da tarde desta terça-feira (7), o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, que completa 50 anos no dia 15 de junho. Criado em 1961 para promover o desenvolvimento dos estados da Região Sul, o banco passou a atuar, em 2009, também no Mato Grosso do Sul.
A homenagem foi requerida pelo senador Casildo Maldaner (PMDB - SC), que já presidiu o banco, mas o requerimento foi assinado por todos os senadores dos estados em que o banco atua. Maldaner informou que, desde sua criação, o BRDE liberou mais de R$ 65 bilhões nos quatro estados.
- Quero destacar a importância da instituição no desenvolvimento dos mais diversos setores produtivos na região - afirmou Maldaner, que citou as indústrias têxtil, metal-mecânica e cerâmica, em Santa Catarina; o cooperativismo e a usina Itaipu Binacional, no Paraná; e a Companhia Petroquímica do Rio Grande do Sul.
Na presidência da sessão, o senador Paulo Paim (PT-RS) destacou o papel do banco na concessão de crédito à clientela de menor porte, como micro e pequenos produtores rurais e empresas. Para o senador, a grande importância que os empreendimentos menores têm na economia nacional faz ainda mais justificada a homenagem ao BRDE.
- Essa instituição modelar, a despeito da maturidade negocial que alcançou, continua voltada para o que há de mais moderno e urgente na agenda do Brasil, ou seja, o desenvolvimento econômico socialmente agregador e sustentável - afirmou Paim.
Os senadores Marcelo Crivella (PRB-RJ), Ana Amélia (PP-RS), Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC) e Paulo Bauer (PSDB-SC) também homenagearam o banco. Entre os aspectos destacados pelos senadores estão as ações sociais, a contribuição para o desenvolvimento dos estados e o volume de investimentos.
O presidente do BRDE, Renato Vianna, lembrou que a criação do banco foi resultado da ação dos governadores dos estados do Sul, que reagiram contra a concentração de investimentos do governo federal em outras regiões do país, e agradeceu a homenagem dos senadores.
- Somos um banco com apenas três agências e um escritório de representação, mas quando o assunto é fomento, é crédito para o desenvolvimento, é presença nos momentos cruciais, o BRDE é parceiro para crescer no Paraná, em Santa Catarina, no Rio Grande do Sul e no Mato Grosso do Sul - afirmou.
Recursos do FAT
Casildo Maldaner lembrou que é relator, na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do PLS n° 40/2011, da senadora Ana Amélia (PP-RS), que autoriza o acesso dos bancos cooperativos aos recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) para concessão de crédito rural. Na Comissão de Assuntos Sociais, recebeu emenda da senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), que inclui entre os autorizados a operar os recursos os bancos estaduais, as agências de desenvolvimento estaduais e os bancos de desenvolvimento oficiais.
- Dessa forma, o BRDE estará também - espero que seja aprovado - inserido nessa capilaridade e nesse esforço grande de disseminar o crédito mais fácil e mais barato aos pequenos agricultores - explicou Ana Amélia.
O projeto, que está na pauta de votações da CAE, recebeu voto favorável do relator. Se aprovado na comissão, onde tramita em decisão terminativa , seguirá para a Câmara dos Deputados.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: