Campina Grande sedia debate sobre desenvolvimento do Nordeste

Da Redação | 06/06/2011, 12h43

Sob a presidência do senador Wellington Dias (PT-PI), a Subcomissão do Desenvolvimento do Nordeste realiza ao longo desta segunda-feira (6), em Campina Grande (PB), audiência pública para discutir iniciativas capazes de ajudar a região a crescer. A subcomissão funciona no âmbito da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado.

O encontro de Campina Grande faz parte de uma série de audiências públicas realizadas em todos os estados nordestinos com o objetivo de aprofundar o debate sobre seu crescimento. Os temas a serem debatidos na Paraíba, com autoridades federais, estaduais e locais, além dos próprios moradores, são questões ligadas à infraestrutura, Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs) e Zona Franca.

Os senadores veem nessas reuniões a oportunidade de o governo federal apresentar suas ações para a região, em especial aquelas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Nesses encontros, está também previsto que o Executivo local apresente suas demandas e plano de ação e que os parlamentares tratem de temas específicos, pré-definidos. Da mesma forma, é aberto espaço para a sociedade se manifestar.

Além de Wellington Dias, os seguintes senadores confirmaram presença na reunião: Vital do Rêgo (PMDB-PB), Eduardo Amorim (PSC-SE), Benedito de Lira (PP-AL), Wilson Santiago (PMDB-PB), Cícero Lucena (PSDB-PB) e José Pimentel (PT-CE). Além deles, o deputado federal Marcelo Castro (PMDB-PI) também participa do evento, junto com autoridades locais como o prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rego.

De acordo com Wellington Dias, o principal resultado que se espera dos trabalhos dessa subcomissão é uma visão do próprio Nordeste sobre quais projetos, obras e programas devem ser priorizados. Isso no âmbito do Plano Plurianual, da Lei de Diretrizes Orçamentárias e das relações do Legislativo e bancadas com o governo federal.

Essa é a segunda visita técnica realizada pelos senadores. A primeira foi no dia 23 de maio, em Alagoas, onde o tema discutido foi "Desequilíbrio Fiscal". Serão no total 10 estados visitados até o final do ano pela Subcomissão de Desenvolvimento do Nordeste. Todos situados na área de abrangência da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: