Ana Amélia manifesta preocupação com embargo russo à carne brasileira
Da Redação | 02/06/2011, 16h32
Em discurso nesta quinta-feira (2), a senadora Ana Amélia (PP-RS) disse que o recente embargo anunciado pela Rússia a 85 frigoríficos brasileiros vai prejudicar os produtores de diversos estados, principalmente do Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Paraná. Dos frigoríficos atingidos pela decisão russa, 27 estão em terras gaúchas.
De acordo com a senadora, a inspeção sanitária da Rússia alega desconfiar da qualidade do controle sanitário brasileiro.
- Segundo o comunicado russo, da forma como está estabelecido o controle sanitário no Brasil, são poucas as amostras de carne submetidas a teste, não garantindo, seguindo a visão russa, a qualidade de toda a produção - explicou.
Ana Amélia informou que o chefe de inspeção de produtos de origem animal do Ministério da Agricultura no Rio Grande do Sul, Marco Antônio Rodrigues, garantiu que as empresas frigoríficas do estado cumprem rigorosamente todas as exigências do controle sanitário nacional.
A senadora também disse que o Brasil é atualmente o maior exportador de carne para a Rússia que, por sua vez, é a maior compradora da carne brasileira. Antes desse embargo, frisou a senadora, 236 frigoríficos brasileiros exportavam rotineiramente para o mercado russo.
Segundo Ana Amélia, o Ministério da Agricultura brasileiro já divulgou que está mobilizado para tentar reverter a suspensão anunciada pela Rússia.
A parlamentar também demonstrou preocupação com a pretensão da União Europeia de cancelar a preferência tarifária concedida às exportações brasileiras e a outras nações emergentes.
- A medida deverá afetar a competitividade de manufaturados brasileiros no mercado europeu - avaliou.Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: