Geovani Borges comemora unificação do cadastro de usuários do SUS

Da Redação | 12/05/2011, 15h00


O senador Geovani Borges (PMDB-AP) elogiou em Plenário nesta quinta-feira (12) o lançamento, pelo governo federal, do novo sistema de identificação dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de um cartão único válido em todo o país. O sistema será formado pelo Cartão Nacional de Saúde, pelo Cadastro Nacional de Usuários do SUS e pelo Portal de Saúde do Cidadão. Sua regulamentação foi publicada no Diário Oficial da União no início deste mês.

- A implantação do sistema se traduzirá diretamente na qualidade do atendimento de cada cidadão. A medida permitirá ao próprio usuário, a gestores e profissionais da saúde acessar com facilidade o histórico de atendimento dos usuários do SUS. Hoje, impera o descontrole - afirmou o senador.

Geovani Borges ressaltou ainda que a medida é humanitária por não excluir do atendimento as pessoas que não possuírem o cartão. Segundo o senador, a meta do governo federal é implantar o sistema em todos os municípios até 2014. Serão emitidos cerca de 200 milhões de cartões nos próximos três anos, em uma ação conjunta da União com estados e municípios.

- Isso faz parte de uma gestão moderna e operacional, abre o caminho da organização e da garantia de acesso à Saúde no âmbito do SUS. A ação é complexa, traz inúmeros desafios para se consolidar, mas é um novo modo de se fazer saúde, mostrando como o estado tem de agir - elogiou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: