Revista Em Discussão aborda trabalho escravo

Da Redação | 11/05/2011, 14h36

A Escravidão que Precisa ser Abolida é o tema da sétima edição da revista Em Discussão do Senado Federal. O lançamento foi feito nesta quarta-feira (11) pelo diretor da Secretaria Especial de Comunicação Social do Senado, Fernando César Mesquita, em audiência pública que discutiu inspeção do trabalho na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).

A revista é uma publicação do Jornal do Senado sobre os principais debates realizados em audiências públicas na Casa. Esta edição foi elaborada com a contribuição dos auditores fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego.

Fernando César Mesquita destacou o papel da revista ao abordar temas relacionados aos direitos humanos de interesse nacional. O trabalho escravo, observou ele, ainda existe no Brasil e foi tema de diversas audiências públicas no Parlamento, em especial na Subcomissão Permanente de Combate ao Trabalho Escravo, que funciona no âmbito da CDH.

A tragédia de Unaí, município do Noroeste mineiro, informou o editor da revista, João Carlos Teixeira, é um dos temas em destaque desta edição. Em 2004, três auditores fiscais e um motorista do Ministério do Trabalho foram assassinados quando fiscalizavam denúncias de trabalho escravo na região. O julgamento dos acusados ainda não aconteceu.

Um balanço da situação do trabalho escravo no Brasil também é apresentado na revista. João Carlos Teixeira disse que a edição pode contribuir para apontar soluções para problemas importantes que a sociedade brasileira enfrenta e que "mancham" a imagem do Brasil no exterior.

Clique aqui para acessar a revista.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: