Rio+20: senadores se dizem 'tranquilos' com infraestrutura

Da Redação | 03/05/2011, 19h20

Os senadores da Subcomissão Permanente de Acompanhamento da Rio+20 e do Regime Internacional sobre Mudanças Climáticas se disseram tranqüilos em relação à infraestrutura da conferência, que será realizada em 2012, no Rio de Janeiro. A afirmação foi feita nesta terça-feira (3) durante relato da visita realizada na segunda-feira ao Rio de Janeiro.

Durante a visita, os senadores se encontraram com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e visitaram as obras de infraestrutura para a conferência, na área portuária do Rio de Janeiro, que passa por revitalização. O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), que fez o relato da visita, elogiou o trabalho da prefeitura.

- Saímos do Rio de Janeiro particularmente tranqüilizados em relação à infraestrutura. É lógico que ainda há muito a ser feito, mas o básico, o sistema de coordenação da infraestrutura do evento parece-me estar muito bem articulado, em especial por parte da municipalidade.

Participaram da visita os senadores Cristovam Buarque (PDT-DF), presidente da subcomissão; Randolfe Rodrigues (PSOL-AP); Lindbergh Farias (PT-RJ); Francisco Dornelles (PP-RJ); e Aloysio Nunes (PSDB-SP), além dos presidentes da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, senador Fernando Collor (PTB-AL), e da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle, senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF).

Temas

Os senadores destacaram que ainda é preciso avançar no acompanhamento do conjunto dos temas do evento. Sobre o ciclo de debates que será realizado pela subcomissão com assuntos relacionados aos da conferência, foram sugeridos novos temas.

O debate sobre nações indígenas, sugerido pelo senador Randolfe Rodrigues, deverá receber o nome de "Diversidade étnica", conforme sugestão do presidente da subcomissão. O tema dos oceanos e do espaço deve ser incluído na lista.O tema saneamento, sugerido pelo senador Aloysio Nunes, deve ser incorporado ao debate sobre cidades. A discussão sobre aqüíferos subterrâneos será incorporada ao debate sobre água.

A ordem provisória dos temas, com exceção dos incluídos na reunião desta terça é a seguinte: água; energia; mudança do clima; biodiversidade e floretas; desenvolvimento sustentável; economia verde; ciência e tecnologia; novos indicadores de progresso; padrões de produção e distribuição; padrões de consumo (e compras governamentais); decrescimento; cidades; pobreza; e governança.

A freqüência e os dias dos debates ainda não foram definidos pelos senadores.

Mudanças Climáticas

Cinco regiões atingidas pelas mudanças climáticas foram sugeridas pelo senador Randolfe Rodrigues para visitas da subcomissão: Rio Brando (AC); Macapá e Laranjal do Jari (AP); Rio de Janeiro (RJ) e região serrana; Agreste meridional pernambucano e Nordeste de Alagoas; e Santa Catarina. O senador quer que a subcomissão ouça a população das localidades atingidas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: