Paulo Paim demonstra preocupação com violência escolar

Da Redação | 18/04/2011, 17h17


Em discurso nesta segunda-feira (18) no Plenário, o senador Paulo Paim (PT-RS) demonstrou preocupação com a onda de violência no ambiente escolar. Segundo o senador, todo o Brasil sofre com a questão, tratada pela manhã em audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), presidida por ele.

- No Rio Grande do Sul, foram pegos alunos com armas de fogo dentro da sala de aula. Um deles disse simplesmente que sofreu bullying e estava ali preparado para se defender - lamentou.

O senador destacou que a audiência foi além da questão do desarmamento. Paim disse que não é saudável transformar a escola em uma prisão, com cercas elétricas e seguranças armados.

- Claro que tem que ter segurança, mas precisamos entender qual é a juventude que estamos construindo no país - afirmou o senador.

Ele também anunciou a intenção de realizar uma reunião por mês, na CDH, para "discutir caminhos e apontar soluções" para os problemas no ambiente escolar. 

Homenagem aos índios 

Paulo Paim aproveitou o pronunciamento para elogiar a realização de sessão de homenagem por ocasião do Dia do Índio, celebrado nesta terça-feira (19). No entanto, ele criticou a ausência do presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Márcio Augusto Freitas de Meira, acrescentando que é preciso ouvir as críticas e "levar as demandas às autoridades competentes".

O senador anunciou para esta terça uma sessão de debate sobre a questão indígena na CDH.

Antes de encerrar, Paim lembrou a comemoração, nesta segunda, do Dia Nacional do Livro Infantil.

- Temos uma grande oportunidade para lembrarmos, ponderarmos, refletirmos sobre a importância que a leitura pode ter na vida das crianças. Eu diria que a leitura faz a diferença.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: