Paulo Bauer cobra do Ministério dos Transportes conclusão da duplicação da BR-101
Da Redação | 13/04/2011, 16h19
O senador Paulo Bauer (PSDB-SC) comunicou ao Plenário, nesta quarta-feira (13), sua participação, juntamente com a bancada federal catarinense, o governador do estado, Raimundo Colombo, e outras autoridades, de audiência no Ministério dos Transportes, para cobrar do governo a conclusão da duplicação da BR-101.
Paulo Bauer informou que a obra de duplicação da BR-101 em Santa Catarina foi licitada em 2004, pelo Departamento Nacional de Infra-Estrutura Terrestre (Dnit), mas até hoje, mesmo tendo sido aplicados recursos públicos da ordem de R$ 700 milhões, ainda não foi concluída.O custo total da obra de duplicação da rodovia, no trecho de 248 quilômetros entre Florianópolis e a fronteira com o Rio Grande do Sul, está orçado em R$ 1,4 bilhão, segundo o senador.
O parlamentar considerou inaceitável o cronograma para a conclusão da obra apresentado pelo diretor-geral do Dnit, Luiz Antonio Pagot, que prevê o término da duplicação em 2014.
Na avaliação do parlamentar, o elevado número de acidentes com vítimas fatais ocorridos em 2010, por exemplo, no trecho catarinense da BR-101 - 2.685 acidentes com 108 mortes - exigiria do governo federal uma atenção maior para o problema. O senador informou que passam diariamente pela BR-101, inaugurada em 1971, cerca de 23 mil veículos. Ele disse que hoje a rodovia não atende mais as necessidades de transporte de bens e não oferece segurança aos seus usuários.
Em aparte, o senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) manifestou seu apoio ao pronunciamento de Paulo Bauer.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: