Sarney recebe agenda legislativa da indústria

Da Redação | 29/03/2011, 15h54

Ao lado do presidente da Câmara, deputado Marco Maia, o presidente do Senado, José Sarney, recebeu na tarde desta terça-feira (29) do presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, a Agenda Legislativa da Indústria 2011. O documento lista 128 projetos de interesse do setor industrial em tramitação no Congresso Nacional. São 11 projetos a mais do que a agenda do ano passado.

Em seu discurso no auditório da confederação, em Brasília, Robson Braga de Andrade destacou o crescimento do país nos últimos anos, mas pediu a desoneração das despesas do setor para que a indústria brasileira seja mais competitiva.

- O Brasil é hoje uma economia de alto custo. É preciso adequar nossa legislação aos desafios - disse.

Após receber a 16ª edição, cujo foco recai sobre o aumento da competitividade da economia brasileira, Sarney classificou como válida a elaboração de uma agenda com as prioridades para a indústria, mas observou que o desenvolvimento do país não depende apenas da aprovação de leis.

- As leis devem ser feitas para exigência da sociedade e para solução dos problemas, mas o Congresso Nacional não pode ser a bacia das almas onde todas as coisas se transformam e podem se revolvidas - assinalou.

Sarney reiterou ainda que para seguir um ciclo ascendente, o Brasil precisa investir mais em educação, pesquisa e infraestrutura.

- O caminho tem que passar por uma preocupação pelo desenvolvimento de novas tecnologias na pesquisa científica para avançar na competitividade - disse.

Também estiveram presentes à cerimônia senadores, deputados, empresários e representantes de confederações do setor.

Agenda da Indústria

Criada em 1996, a Agenda Legislativa da Indústria é elaborada anualmente, com a participação das federações de indústrias, das associações de indústrias de âmbito nacional e dos Conselhos Temáticos da CNI. Ela relaciona os projetos em tramitação no Congresso de interesse do setor. Cada projeto selecionado contém um resumo e a posição da indústria em relação à proposta.

Dentro da publicação está incluída a Pauta Mínima, uma relação de 21 projetos considerados de alta prioridade pelo setor industrial, com grande impacto, positivo ou negativo, no ambiente de negócios.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: