Subcomissões da CAS se reúnem na próxima semana
Da Redação | 25/03/2011, 12h15
A Subcomissão Temporária de Políticas Sociais para Dependentes Químicos de Álcool, "Crack" e Outros vai iniciar seus trabalhos na próxima terça-feira (29), às 11h30, com a eleição de seu presidente e vice-presidente. Vinculada à Comissão de Assuntos Sociais (CAS), a subcomissão, criada por requerimento dos senadores Wellington Dias (PT-PI) e Ana Amélia (PP-RS), terá 90 dias para investigar o alcance desses problemas no país e recomendar saídas ao poder público e à sociedade civil.
Na avaliação de Wellington Dias, o Senado tem demonstrado preocupação e compromisso com as políticas relacionadas ao controle e consumo de álcool e drogas psicoativas. O parlamentar considera importante a realização de um debate nacional que aponte soluções e possa aperfeiçoar a legislação sobre assunto.
Já Ana Amélia quer que essa subcomissão discuta a prevenção ao consumo, o tratamento e a reinserção social dos dependentes de "crack" e a estratégia da segurança pública para conter o tráfico.
Além de Wellington e Ana Amélia, a subcomissão tem como titulares os senadores Waldemir Moka (PMDB-MS), Vanessa Grazziotin (PC do B-AM) e Cyro Miranda (PSDB-GO). Foram indicados como suplentes os senadores Cristovam Buarque (PDT-DF), Ângela Portela (PT-RR), Paulo Davim (PV-RN), Eduardo Amorim (PSC-SE) e Cícero Lucena (PSDB-PB).
Pessoas com Deficiência
Na quinta-feira (31), às 11h30, a Subcomissão Permanente de Assuntos Sociais para Pessoas com Deficiência volta a se reunir para traçar seu plano de trabalho. Eleito presidente na semana passada, o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) destacou como temas relevantes para discussão a aposentadoria especial, a comercialização de órteses e próteses e a deficiência no mercado de trabalho.
Segundo Lindbergh, 17% dos brasileiros apresentam algum tipo de deficiência. O parlamentar lamentou que, apesar de afligir parcela expressiva da população, a questão ainda não tenha suscitado uma discussão ampla no país. Ele também quer formar uma comissão especial de juristas para debater a regulamentação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2006.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: