Mário Couto denuncia corrupção no pagamento do Seguro Defeso
Da Redação | 16/03/2011, 15h25
O senador Mário Couto (PSDB-PA) denunciou nesta quarta-feira (16) a ocorrência de corrupção "extremamente grave" no Seguro Defesa, que paga um salário mínimo mensal ao pescador artesanal para não pescar no período de desova dos peixes. Ele disse que a fraude ocorre nas colônias de pescadores, que pegam o dinheiro do Seguro Defeso e distribuem entre pessoas que "nunca viram um anzol" e até mortas.
- Me contaram que na primeira inspeção no Pará a Polícia Federal pegou uma dessas pessoas que recebia o Seguro Defeso e a levou ao mercado para testar o seu conhecimento em relação aos peixes. Chegando ao mercado, o policial perguntou, pegando uma pescada em sua mão: 'O que tenho na mão? Que peixe é esse?' Ele respondeu que era um tubarão - relatou.
Mário Couto frisou que o dinheiro público deve ser empregado no bem estar da população, em saúde, educação, transporte e segurança e não ser desviado e roubado. O senador apresentou documentos que comprovam "corrupção cínica e descarada" que teria sido praticada de 2003 a 2007 pelo chefe da colônia de pescadores Z-1, do município paraense de Soure. Ele mostrou certidões de óbito de cinco pescadores que recebem o Seguro Defeso e disse que as encaminhará à Polícia Federal e ao Ministério Público.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: