Marconi Perillo se despede com balanço de seus quatro anos no Senado

Da Redação | 14/12/2010, 22h02


"Não faças da tua vida um rascunho. Poderás não ter tempo de passá-lo a limpo". A frase do poeta Mário Quintana foi escolhida pelo senador Marconi Perillo (PSDB-GO) para iniciar seu discurso de despedida do Senado Federal nesta terça-feira (14). Eleito governador de Goiás nas eleições de outubro, o primeiro vice-presidente do Senado despediu-se dos colegas e dos servidores da Casa fazendo um balanço de seus quatro anos como senador por Goiás.

Vereadores, prefeitos, deputados estaduais e federais de Goiás prestigiaram o pronunciamento em plenário, bem como o vice-governador eleito, José Eliton, e o 1º suplente de Perillo, Cyro Miranda, que deve assumir seu mandato no Senado.

Em apartes, 27 senadores elogiaram a trajetória do colega e desejaram sucesso e boa sorte para Perillo à frente do governo goiano. O senador respondeu todos os apartes retribuindo os elogios e agradeceu o apoio de seus pares. Perillo afirmou que, como governador de Goiás, buscará traçar políticas públicas "eficientes, efetivas e eficazes, progressistas e responsáveis".

- Essa será a última vez que ocuparei a tribuna da Casa de Rui Barbosa na atual legislatura. Cheguei aqui animado, cheio de ideias, de sonhos e de projetos e, hoje, ao me despedir, confesso que me sinto realizado, muito mais amadurecido. Aprendi muito com as colegas e com os colegas, que muito me honraram por suas companhias e por suas amizades - disse.

O senador declarou-se honrado por ter sido sub-relator do projeto do novo Código de Processo Penal e do projeto do novo Código de Processo Civil. Lembrou que foi membro do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) e também das comissões de Serviços de Infraestrutura (CI), de Educação (CE), de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), de Assuntos Econômicos (CAE), de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) e de Agricultura e Reforma Agrária (CRA).

- Seguimos adiante convictos de que o Senado, além de cumprir a agenda legislativa, é um foro permanente de debates sobre os grandes temas do cotidiano da sociedade brasileira, sempre voltado ao aperfeiçoamento constante e à resposta imediata aos anseios de todos os cidadãos - afirmou. 

Projetos 

Perillo também citou alguns de seus projetos, como o PLS 122/08, que determina a nomeação de aprovados em concursos públicos; o PLS 156/07, que trata dos recursos mínimos a serem aplicados na saúde; o PLS 180/08, que desburocratiza a guarda e a adoção e que, segundo ele, serviu de base para a aprovação da Lei da Adoção"; e o PLS 344/08, que reserva vagas nos cursos de graduação para alunos oriundos do ensino público.

- Desde que assumimos o mandato de senador, esforçamo-nos ao máximo para manter um ritmo de trabalho intenso e acelerado para honrar a responsabilidade conferida a nós pelos cidadãos do meu estado - declarou.

Perillo disse ainda que sai do Senado com a "convicção do dever cumprido" pois, em quatro anos, apresentou 78 projetos de lei, assumiu a relatoria de 416 propostas e apresentou cerca de 350 emendas em comissões e em Plenário, além de 52 discursos sobre temas diversos. 

Apartes

José Agripino (DEM-RN) disse que o "amigo e companheiro" vai fazer falta ao Senado. Elogiou os dois mandatos anteriores de Perillo como governador e afirmou que ele transformou Goiás "em um estado industrial".

Adelmir Santana (DEM-DF) ressaltou a "coerência de posições" e disse que o Senado perde a sabedoria e inteligência de Perillo.

Demóstenes Torres (DEM-GO) afirmou que Perillo "fez um trabalho belíssimo como senador" e com desempenho produtivo. Disse ainda que o colega é "experiente, decente, honesto e trabalhador".

Antonio Carlos Junior (DEM-BA) declarou que Perillo já teve "dois governos marcantes em Goiás" e que desempenhou um trabalho denso e importante no Senado.

Sérgio Guerra (PSDB-PE) disse que Perillo "não é de pedir ajuda, é de ajudar". Acrescentou que o colega é um "colaborador obstinado" que honra o PSDB e o estado de Goiás.

- É um dos novos líderes brasileiros e um dos mais consistentes e experientes - disse Sérgio Guerra, ressaltando a firmeza e determinação de Perillo.

Eduardo Suplicy (PT-SP) afirmou que Perillo foi um governador que deu importância para as áreas social e de transferência de renda e dispôs-se a ajudar o colega a testar a Renda Básica de Cidadania em Goiás.

José Sarney (PMDB-AP) declarou que Perillo teve um "desempenho extraordinário" no Senado, agradeceu a ajuda do colega nos trabalhos da Mesa do Senado e desejou que ele tenha "um excelente governo, como já fez no primeiro".

Lúcia Vânia (PSDB-GO) disse que Goiás vai dar outro salto de qualidade, como ocorreu na primeira gestão de Perillo à frente do estado. Eduardo Azeredo (PSDB-MG) afirmou que Perillo honrou o estado de Goiás com sua atuação no Senado Federal.

Heráclito Fortes (DEM-PI) declarou que o colega já demonstrou competência tanto no Executivo quanto no Legislativo. Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) lembrou ter conhecido o colega em 1989, quando Perillo comandava a juventude do PMDB.

- Já naquele momento, percebia-se o seu estilo de liderança, a sua formação inquieta, em busca de novos rumos, de progressos. Teve uma carreira vitoriosa: foi deputado federal, com brilhante passagem na Câmara dos Deputados, e governador por duas vezes, no seu estado - disse Jarbas Vasconcelos.

Alvaro Dias (PSDB-PR) afirmou que a eleição de Perillo em 2010 reflete a competência de seus dois mandatos anteriores como governador de Goiás. Efraim Morais (DEM-PB) classificou o colega de competente, com grande capacidade administrativa, sério e transparente.

Jayme Campos (DEM-MT) elogiou a atuação de Perillo como presidente da Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI). Gilberto Goellner (DEM-MT) declarou que o colega exerceu um mandato de senador honesto e competente e que conquistou a simpatia de todos os outros senadores.

Marco Maciel (DEM-PE) disse não ter dúvidas de que Perillo será um ótimo governador. César Borges (PR-BA) disse que o colega iniciou o processo de industrialização irreversível de Goiás.

Papaléo Paes (PSDB-AP) se disse honrado de ter Perillo como companheiro no PSDB. Augusto Botelho (sem partido-RR) afirmou que o colega ajudou o estado de Goiás a desenvolver-se na área de saúde.

Neuto de Conto (PMDB-SC) ressaltou a competência, a capacidade, o discernimento e a visão de futuro de Perillo. Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) disse que o carinho demonstrado nos apartes ao discurso de despedida de Perillo é prova do reconhecimento do trabalho e da "presença brilhante" do colega no Senado.

- Sem dúvida alguma, Perillo integra um quadro especial de homens públicos que serviram e servem a este país com muito idealismo e com muita coragem - afirmou Valadares.

Valter Pereira (PMDB-MS) disse que Perillo foi um dos parlamentares mais diligentes que conheceu. Flexa Ribeiro (PSDB-PA) afirmou que o colega serve de exemplo para todos os senadores.

Cícero Lucena (PSDB-PB) sublinhou a determinação, competência e altivez de Perillo. Arthur Virgílio (PSDB-AM) destacou a lealdade e competência do colega. Alfredo Cotait (DEM-SP) opinou que Perillo terá um desempenho ainda melhor como governador do que teve nas duas primeiras vezes. Mão Santa (PSC-PI) elogiou a sabedoria de Perillo e disse que o colega foi um ótimo vice-presidente do Senado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: