Só educação pode transformar Brasil em nação, diz Cristovam

Da Redação | 19/11/2010, 12h56


"Só a educação vai fazer com que todos sejamos da mesma nação". Com estas palavras, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) resumiu o caminho da inclusão de negros, índios, ciganos e todos os segmentos discriminados no país, torna o Brasil, de fato, uma Nação. Essa conclusão foi apresentada ao discursar, nesta sexta-feira (19), em sessão especial do Senado, em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra.

- A discriminação só vai desaparecer quando garantirmos não só educação para todos, mas ensinarmos a tolerância, a paz e o respeito às diferenças - sustentou Cristovam.

O senador pelo Distrito Federal também condenou a discriminação por parte daqueles que estudaram contra os analfabetos, como o deputado federal recém-eleito Tiririca. Cristovam considerou um absurdo defender a cassação do mandato do comediante pela falta de escolaridade.

Por fim, exaltou avanços na história do país, desde a abolição da escravatura até as cotas para os negros nas universidades, torcendo para que, num futuro próximo, ações inclusivas como essas não sejam mais necessárias.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: