Conheça a história da Associação Psicanalítica Internacional, que receberá homenagem do Senado

Da Redação | 19/11/2010, 12h27

O Senado comemora, no horário do expediente que antecede a sessão plenária desta quinta-feira (25), às 14h, o centenário da Associação Psicanalítica Internacional (International Psychoanalytical Association - IPA). O requerimento solicitando o evento é da senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) e contou com apoio de outros senadores.

Por iniciativa do médico Sigmund Freud (1836-1939) e de seus colaboradores, a IPA foi criada durante o segundo congresso internacional de psicanálise, realizado em Nuremberg, na Alemanha, em março de 1910. A proposta de fundar a IPA surgiu dois anos antes, durante uma reunião realizada em Salzburgo, na Áustria, em 27 de abril de 1908.

Hoje, a IPA é sediada em Londres, tem mais de 12 mil membros associados e serve de referência científica para os psicanalistas do mundo inteiro, segundo Marisa Serrano. A instituição também promove intercâmbio contínuo entre profissionais de várias regiões e países e estimula a criação de grupos de psicanálise em todas as partes do planeta.

"A Associação busca estimular a criação de grupos de psicanálise em todas as partes do globo promovendo debates, fazendo pesquisas, desenvolvendo políticas de treinamento e estabelecendo parcerias com outras instituições. No início, o principal papel da Associação era organizar os congressos científicos, com a maciça participação de psicanalistas do mundo inteiro. Hoje, tem um papel muito mais ativo durante todo o ano, tendo elevado consistentemente o número de associados", afirmou Serrano.

A senadora destaca que a IPA é a principal instituição de coordenação e regulação da psicanálise em âmbito mundial, tendo como missão garantir o desenvolvimento desse campo do conhecimento, voltado, especialmente, para o benefício dos pacientes.

Em 1997, foi criado o Comitê da IPA para as Nações Unidas e, no ano seguinte, a instituição virou consultora junto ao Conselho Econômico e Social das Nações Unidas. Sua expansão pelo mundo chegou até a China, que realizou, este ano, a primeira conferência psicanalítica naquele país, na qual debateu, entre outros temas, a evolução da psicanálise nos países asiáticos.

Febrapsi

No Brasil, é a Federação Brasileira de Psicanálise (Febrapsi), fundada em 1967, que congrega e articula as ações das sociedades de psicanálise vinculadas à IPA existentes no Brasil. Sediada no Rio de Janeiro, a Febrapsi reúne, atualmente, 12 sociedades e 11 núcleos de psicanálise no país.

A entidade promove, a cada dois anos, o Congresso Brasileiro de Psicanálise, e produz regularmente a Revista Brasileira de Psicanálise, com trabalhos de psicanalistas brasileiros. As sociedades de psicanálise regionais também produzem suas próprias publicações.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: