Roberto Cavalcanti homenageia Geraldo Vandré pelos seus 75 anos

Da Redação | 17/11/2010, 18h18


O senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB) homenageou o cantor e compositor Geraldo Vandré pelos seu aniversário de 75 anos. Trata-se, para o parlamentar de "um dos maiores mitos do nosso cancioneiro popular" e de um "compositor emblemático que mereceu a admiração do mundo artístico e a idolatria do público numa época de grandes transformações sociais".

O senador elogiou o programa sobre Vandré - nascido na Paraíba como Geraldo Pedrosa de Araújo Dias - exibido em 25 de setembro pelo canal por assinatura Globo News, apresentado pelo jornalista Geneton Moraes Neto.

- [No programa,] Vandré não se mostra indignado nem adota o tom lamentoso que se poderia esperar de alguém que tenha sido obrigado a se exilar - afirmou o parlamentar, lembrando que Vandré deixou o país em 1969, após a edição do Ato Institucional nº5.

Roberto Cavalcanti lembrou que Vandré é nacionalmente conhecido como o autor de Pra não Dizer que não Falei de Flores (Caminhando) e Disparada, mas em sua vasta obra há outras canções de muita qualidade, como Samba em Prelúdio, Canção Nordestina ou Quem Quiser Encontrar o Amor.

O parlamentar lembrou que, depois de se exilar, Vandré nunca mais se apresentou num palco brasileiro, embora tenha feito gravações e apresentações no Chile, na França e no Peru. De volta ao Brasil, reconquistou o emprego de servidor público federal, mas nunca retomou a carreira artística. Vive hoje modestamente na capital paulista.

Roberto Cavalcanti informou que, na entrevista ao programa, Vandré disse que atualmente trabalha em estudos de piano para poemas sinfônicos e que pretende fazer algumas gravações para a América espanhola.

Em aparte, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) parabenizou Roberto Cavalcanti pelo pronunciamento.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: