Antonio Carlos Junior critica Caixa por compra de ativos do banco PanAmericano

Da Redação | 16/11/2010, 19h02


O senador Antonio Carlos Júnior (DEM-BA) criticou em Plenário, nesta terça-feira (16), a Caixa Econômica Federal por ter comprado, no ano passado, uma participação de 35,54% do Banco PanAmericano, no valor total de R$ 739,3 milhões. O valor corresponde a 49% do capital votante da instituição, em que foi descoberto um rombo de R$ 2,5 bilhões.

Na avaliação do parlamentar, não há explicações para a decisão da Caixa de investir "dinheiro em um negócio arriscado, mal explicado, em um banco com seriíssimas dificuldades financeiras" como o banco PanAmericano.

- É inadmissível que numa negociação dessa com due diligence a Caixa Econômica não tenha descoberto que estava pagando muito mais do que a empresa valia, porque havia ativos que não foram baixados e receitas que não eram verdadeiras. Então, a coisa é muito grave. Eu reputo que a coisa mais grave seja exatamente a aquisição pela Caixa - disse, referindo-se à auditoria realizada pela instituição estatal antes de comparar participação no PanAmericano.

Antonio Carlos Junior prometeu cobrar explicações detalhadas na quarta-feira (24), da próxima semana, em audiência pública na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), quando devem ser ouvidos o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, a presidente da Caixa, Maria Fernanda Ramos Coelho, e os auditores responsáveis pela avaliação dos ativos do PanAmericano.

Em aparte, os senadores Eduardo Azeredo (PSDB-MG) e Adelmir Santana (DEM-DF) manifestaram seu apoio ao pronunciamento de Antonio Carlos Junior.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: