Senado lança Glossário Etimológico Tupi/Guarani em Porto Alegre

Da Redação | 03/11/2010, 15h23

Grande parte da população brasileira já ouviu falar no palhaço Tiririca, o deputado federal mais votado nas eleições de 2010. Porém, poucos sabem que o nome artístico de Francisco Everardo Oliveira Silva é uma palavra de origem tupi-guarani. A palavra tiririca é uma das que podem ser encontradas no Glossário Etimológico Tupi/Guarani, de Leon Francisco Rodriguez Clerot, livro que o Senado lança na 56ª Feira do Livro de Porto Alegre. O evento está aberto ao público até o dia 15 de novembro, na Praça da Alfândega.

A publicação do Conselho Editorial do Senado reúne termos geográficos, geológicos, botânicos, zoológicos, históricos e folclóricos de origem tupi-guarani, incorporados ao idioma português falado no Brasil. A palavra tiririca, por exemplo, é dada a acidentes geográficos no Amazonas, Pará, Maranhão, Pernambuco, Sergipe, Bahia, São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Também é nome de um peixe de água doce e de uma erva daninha que tem a capacidade de invadir velozmente terrenos cultivados. Em tupi-guarani tiririca significa ir de rastos, arrastar-se.

Um trecho do Arroio Chuí, localizado no Rio Grande do Sul, é considerado o ponto mais meridional do Brasil. A palavra chuí é outra que foi herdada do vocabulário tupi-guarani. É um nome onomatopaico que designa diversas aves canoras e também andorinhas. Uma das mais importantes cidades gaúchas também foi batizada com um nome tupi-guarani: Bagé. Seu significado é "o feiticeiro" ou "o sacerdote". Gravataí, município próximo a Porto Alegre, também teve seu nome tirado do tupi-guarani. Significa rio dos gravatás. Gravatá é o nome comum dado a espécies de plantas.

O professor Leon Clerot pesquisou durante 25 anos as palavras do Glossário Etimológico Tupi/Guarani. Ele morreu em dezembro de 1967, aos 78 anos, antes que seu trabalho tivesse sido publicado.

No prefácio da obra, o presidente do Senado, José Sarney, lembra que, mesmo sem perceber, os brasileiros utilizam muitas das cerca de 60 mil palavras que herdou do tupi.

"Os gaúchos usam e abusam do seu típico tchê. Tchê é outro sinônimo tupi-guarani que significa 'amigo'. Também significa 'eu' e 'meu'. Ernesto Guevara, que a história imortalizou como símbolo da rebeldia e da luta revolucionária esquerdista, era chamado de 'Che', ou seja, 'Amigo Guevara'", destaca José Sarney.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: