Roberto Cavalcanti ressalta tranquilidade do primeiro turno e elogia Justiça Eleitoral
Da Redação | 05/10/2010, 15h50
Primeiro a discursar na sessão não deliberativa desta terça-feira (5), o senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB) ressaltou a tranquilidade em que transcorreu o primeiro turno das eleições em todo o país. O senador também elogiou a eficiência da Justiça Eleitoral.
- No último domingo, 3 de outubro, o Brasil ofereceu ao mundo uma festa democrática impressionante em que os protagonistas foram os 135 milhões de eleitores - afirmou o senador, assinalou que a votação ocorreu "numa atmosfera de esperança e otimismo".
Roberto Cavalcanti também elogiou a eficiência, a rapidez e a segurança do sistema de votação, totalização e apuração dos votos, comandado pela Justiça Eleitoral.
Ele lembrou que em poucas horas os brasileiros já sabiam que a eleição para a Presidência da República seria decidida em segundo turno - em 31 de outubro - bem como as eleições para o governo do Distrito Federal, de Roraima, Amapá, Rondônia, Pará, Piauí, Paraíba, Alagoas e Goiás.
Candidatos
O senador também comentou recente enquete do DataSenado a qual mostrou que a maioria dos entrevistados deseja que os candidatos a cargos eletivos apresentem propostas concretas e bem fundamentadas para o futuro do país.
- A atenção política do brasileiro está voltada para o conhecimento do pensamento e das propostas que deveriam ser apresentadas no decorrer da campanha e não para confrontos pessoais, que não trazem nenhum benefício para a maioria da sociedade - interpretou.
Roberto Cavalcanti disse ainda que a classe política e a população brasileira devem se empenhar, a partir de agora, na promoção das reformas que o país tanto aguarda, como as reformas política, tributária e trabalhista. Ele acrescentou que os dois mandatos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva trouxeram grandes avanços para o Brasil, principalmente nas áreas econômica e comercial e na distribuição de renda.
Em aparte, o senador Jefferson Praia (PDT) afirmou que os eleitores brasileiros devem, em todas as eleições, avaliar com atenção o passado e realizações de cada candidato para poderem votar conscientemente.
Ao final do discurso, Roberto Cavalcanti elogiou a trajetória política do colega Marco Maciel (DEM-PE), cujo mandato se encerra no início de 2011.
- Senador Marco Maciel, todo o Brasil sabe de sua seriedade, sua lealdade com a democracia, sua integridade moral, sua posição familiar e religiosa. Eu o considero um exemplo de cidadão e de parlamentar - disse Cavalcanti.
O parlamentar lamentou que Marco Maciel não retorne ao Senado, o que atribuiu ao momento político vivido pelo seu estado.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: