Francisco Dornelles apela aos candidatos à Presidência pela desoneração dos investimentos e das exportações

Da Redação | 01/09/2010, 19h58


Em pronunciamento nesta quarta-feira (1º), o senador Francisco Dornelles (PP-RJ) fez um apelo aos candidatos à Presidência da República, que vêm pregando em suas campanhas uma "ampla e profunda reforma tributária", para que aproveitem os projetos que o Senado já aprovou nesse sentido e privilegiem, sobretudo, a desoneração dos investimentos e das exportações.

- Não tem sentido nós tributarmos o investimento no Brasil. Realmente é uma distorção que não pode ser aceita, e muito menos a tributação da exportação. Hoje, se olharmos de uma maneira mais simples, diremos que a tributação não é tributada. Mas todos os insumos utilizados nos produtos exportados trazem uma carga tributária e essa restituição é extremamente complexa - disse.

Dornelles também afirmou que o problema do sistema tributário brasileiro é federativo. Consiste, segundo ele, em discutir a participação da União, dos estados e dos municípios na renda nacional e em debater o montante da carga tributária que será transferida anualmente do setor privado ao setor público.

- Essa reforma tributária que envolve aspectos federativos é bastante complexa. É muito mais difícil do que, muitas vezes, tem sido apresentada à sociedade - observou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: