Rosalba comemora inclusão de Mossoró (RN) entre as 20 cidades de médio porte em pleno desenvolvimento

Da Redação | 31/08/2010, 22h23

A senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) comemorou em Plenário, nesta terça-feira (31), a inclusão, pela revista Veja, da cidade de Mossoró, no interior do Rio Grande do Norte - administrada por ela por três mandatos - entre as 20 cidades de médio porte do país que estão se desenvolvendo e gerando emprego e renda.

- Com gestão honesta e com planejamento é possível fazer inovações e mudanças no Nordeste - afirmou, lembrando que no início de sua administração somente 8% do município contava com saneamento básico e que ao final de sua gestão este índice saltou para 85%.

Entre as realizações que fizeram com que a Veja citasse Mossoró como município em desenvolvimento Rosalba Ciarlini citou a criação do Distrito Industrial que abriga atualmente 23 fábricas, entre indústrias de cerâmica e petroquímica. Destacam-se ainda, disse a senadora, a extração de sal e a fruticultura irrigada.

Educação, saúde e cultura

Rosalba Ciarlini assinalou que o município hoje tem um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 2,7 milhões, renda per capita de R$ 11,5 mil e crescimento econômico anual 7,4% acima do crescimento do Nordeste.

Mossorá, disse a senador, implantou creches para atender dez mil crianças; reduziu a evasão escolar de 30% para 10% ao final de suas gestões; implantou sistema solar de captação de água de poços artesanais; criou o primeiro museu do petróleo do Nordeste e implantou o projeto Estação das Artes, com apresentações teatrais e culturais permanentes ao longo do ano.

Na área de saúde, informou a senadora, Mossoró foi considerada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), durante sua administração, o 13ª município do país com melhor rede de saúde no Brasil.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: