TV União é a única do Ceará presente em outros estados, diz Adelmir Santana
Da Redação | 10/08/2010, 16h17
Em pronunciamento nesta terça-feira (10), na sessão em homenagem a Rede União de Televisão, o senador Adelmir Santana (DEM-DF) informou que a emissora, com sede em Fortaleza, é a única TV cearense com sinal presente em outros estados. De acordo com ele, a programação pode ser sintonizada atualmente em 250 municípios brasileiros. A sessão foi requerida pelo senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC).
Fundada em 1988 em Rio Branco (AC), a Rede União, também chamada de TV União, entrou no ar como afiliada da TV Bandeirantes. Em 2002, deixou a rede paulista e passou a operar como emissora independente.
Adelmir Santana disse que a criação da TV União representou a abertura de um espaço democrático no setor. Segundo o senador, a emissora enfoca a transformação humana promovendo cultura e prestação de serviços especialmente direcionados aos jovens.
Ele assinalou que ainda é "muito difícil" uma emissora regional conseguir espaço no mercado nacional, e que as tevês abertas ainda enfrentam "burocracias incríveis e dificuldades incontestáveis" no país. O parlamentar lembrou ter apresentado emenda a projeto de lei para regulamentação das TVs abertas com o objetivo de estipular um percentual mínimo de programas regionais.
A TV União mantém emissoras próprias em Brasília e Rio Branco. E tem parcerias para retransmissão em canal aberto nos estados de Mato Grosso, Tocantins, Piauí, Rio Grande do Norte, Bahia, Goiás, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Maranhão, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: