Tião Viana diz que ZPE no Acre abrirá novo horizonte para a economia da Amazônia

Da Redação | 29/06/2010, 17h32

O Conselho das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE) aprovou nesta segunda-feira (28) a criação de zonas de processamento de exportação nos municípios de Senador Guiomad (AC) e Aracruz (ES). O senador Tião Viana (PT) disse que a decisão, tomada em reunião presidida pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, abre um novo horizonte para a economia da Amazônia brasileira, principalmente para o Acre.

- A ZPE permitirá que possamos entrar na era da incorporação da tecnologia industrial dentro da nossa região, fortalecendo o acesso à mão de obra com qualidade, melhores salários para a juventude e melhores oportunidades de renda para a nossa comunidade. Tem um futuro extraordinário itens oriundos da atividade madeireira, como a madeira manejada com sustentabilidade, as frutas tropicais, os óleos, as essências, os fitoterápicos e a castanha, por exemplo - enumerou Tião Viana.

Além de destacar o trabalho do governador do Acre, Binho Marques, na aprovação da ZPE, Tião Viana registrou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi incentivador da criação de ZPEs como alternativa para o Brasil. Ele também lembrou o senador José Sarney (PMDB-AP), que, quando presidente da República, assinou a primeira lei das ZPEs no Brasil: o Decreto-lei 2.452/1988.

Tião Viana acrescentou que o Acre também será protagonista do novo desenho da geografia da América do Sul, quando estiver concluída a rodovia bioceânica que integrará os oceanos Atlântico e Pacífico ligando o Brasil ao Peru. O senador explicou que a opção pela nova estrada, ao invés do Canal do Panamá, permitirá uma redução em 12 dias no transporte marítimo para o mercado asiático.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: