Valdir Raupp elogia programa de educação profissionalizante do governo

Da Redação | 25/05/2010, 20h51

O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) elogiou, em discurso nesta terça-feira (25), o crescimento do investimento do governo em cursos federais profissionalizantes. Segundo ele, a implantação do programa Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, do Ministério da Educação, permitiu elevar o número de escolas técnicas do país de 140, construídas de 1909 a 2002, para 354, em funcionamento de 2003 até o final de 2010. São 500 mil vagas disponíveis, salientou.

O programa, explicou o senador, possibilita o crescimento pessoal, a qualificação e a ascensão social e profissional de jovens estudantes, com chance de acesso às conquistas científicas e tecnológicas e a um emprego estável, de qualidade. Além disso, valoriza o jovem e evita que ele seja atraído para trabalhos precários e de baixa qualidade, disse.

O senador afirmou que muitas oportunidades de emprego estáveis deixam de ser preenchidas, pois o empresariado brasileiro tem dificuldade em encontrar pessoal qualificado para preencher cargos técnicos disponíveis. A insuficiência de oferta de mão de obra de qualidade é um gargalo já histórico na economia brasileira, situação que piora quando se acelera o processo de crescimento econômico.

Por isso, a educação profissional é importante, salientou. Grande parcela da juventude passa a ter, assim, qualificação profissional e ainda, cidadania, realização profissional, geração de renda e garantia de emprego.

- O Plano de Desenvolvimento da Educação, por seu compromisso com a educação brasileira e, principalmente, com a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, merece todo nosso apoio e incentivo - declarou.

Ele também pediu a expansão do programa na região Amazônica e em Rondônia, especialmente.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: