Suplicy comemora acordo nuclear assinado por Lula no Irã

Da Redação | 17/05/2010, 19h08

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) comemorou em Plenário o acordo nuclear assinado nesta segunda-feira (17) por Brasil, Turquia e Irã. Pelo acordo, o Irã se compromete a enviar para a Turquia 1.200 quilogramas de urânio enriquecido a 3,5% em suas instalações, em troca de 120 quilogramas de urânio a 20% produzido na Rússia ou França. Ele parabenizou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim.

- O presidente Lula e o ministro Celso Amorim marcaram um gol na histórica trajetória do Brasil em suas relações exteriores e, em especial, nesse caso. O presidente Lula, dessa forma contribui significativamente para que haja paz no Oriente Médio - disse Suplicy, considerando a ação de Lula fundamental para prevenir a ocorrência no Irã de uma nova guerra movida pelas potências, a exemplo da deflagrada contra o Iraque.

Suplicy disse que o acordo nuclear firmado por Lula está sendo visto "como encorajador" pela própria Organização das Nações Unidas (ONU), mesmo que países como os Estados Unidos e Alemanha possam ainda sentir "certa preocupação".

Professora francessa

Suplicy considerou ainda como "um feito" do presidente Lula a libertação no último domingo pelo presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, da professora francessa, Florence Reiss, condenada a dez anos de prisão por suposta espionagem depois de protestos realizados no ano passado contra o governo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: