Rádio Senado resgata história do salário mínimo no Brasil
Da Redação | 13/05/2010, 19h12
A Rádio Senado apresenta neste final de semana a reportagem "Os 70 anos do salário mínimo". O programa reconstitui a história do benefício que foi instituído no Brasil em 1940 pelo então presidente Getúlio Vargas. A matéria, que irá ao ar no programa Reportagem Especial, pela Senado FM (91,7MHz) e Ondas Curtas (faixa de 49m/5.990 kHz) na sexta-feira (14), às 18h, com reprises no sábado e domingo às 17h, resgata gravações de debates que ocorreram na Casa sobre o tema.
No especial, o ouvinte poderá acompanhar trechos de um discurso do senador gaúcho Paulo Brossard, que em março de 1976 criticou a política de reajuste do salário mínimo mantida pelo governo.
Autores e Livros
Já o programa Autores e Livros exibe, neste sábado e domingo, às 15h, entrevista com o jornalista e escritor Leandro Narloch, autor do recém-lançado livro Guia politicamente incorreto da história do Brasil.
Na entrevista, ele explica como fez a pesquisa que desmistifica a escravidão no Brasil e ainda reconhece os norte-americanos, os irmãos Wright, como os verdadeiros inventores do avião.
E o programa Escala Brasileira mostra no sábado (15), às 20h, entrevista com a cantora Ana Luiza e o pianista Luis Felipe Gama que fazem parte da nova safra de talentos brasileiros. No programam, ela reinterpreta clássicos da MPB e canta em espanhol.
Energia alternativa
Já a Rádio Senado Ondas Curtas apresenta no domingo, às 7h, o programa Sintonia Ambiental, tratando do tema "Produção alternativa de energia". Durante o programa um engenheiro mecânico cearense vai explicar seu mais novo invento: um poste de iluminação que produz a energia que consome. E o engenheiro agrônomo da Embrapa Meio Ambiente, Luiz Guilherme Rebelo Wadt, dará orientações para a construção de um motor de baixo custo de fabricação mais eficiente que os motores a gasolina e diesel, que pode ser movido com lenha, palha ou até mesmo energia solar.
A Rádio Senado pode ser sintonizada nos prefixos: FM 91,7 MHz (Brasília); FM 106,9 (Natal); FM 102,5 (Cuiabá); FM 103,3 (Fortaleza); e Ondas Curtas (OC) 5.990 kHz faixa de 49m. As atrações da rádio também podem ser acessadas na internet.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: