Reduzir emissão de gases de efeito estufa poderá ser obrigatório na Copa de 2014

Da Redação | 04/05/2010, 14h59

Os responsáveis pela organização dos jogos da Copa do Mundo de 2014, no Brasil, ficarão obrigados a adotar medidas para reduzir a emissão de gases de efeito estufa decorrentes das atividades vinculadas a esse evento esportivo. Nesta terça-feira (4), a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) aprovou, em decisão terminativa, projeto de lei do Senado (PLS 46/08) que estabelece essa exigência.

A proposta atribui à autoridade competente a responsabilidade pelo cálculo das emissões de carbono na atmosfera. O responsável pelo evento deverá repartir com o poder público os recursos decorrentes da venda de créditos de carbono gerados pelas medidas adotadas para compensar a emissão de gases poluentes.

Na avaliação do relator na CMA, senador Cícero Lucena (PSDB-PB), "assumem especial importância medidas compensatórias para neutralização das emissões adotadas no contexto de grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo de 2014". Essa estratégia demonstraria, à comunidade internacional, que o Brasil se preocupa com a questão, além de representar um alerta para os brasileiros sobre a gravidade do aquecimento global.

A matéria foi aprovada com emenda da relatoria para que parte dos recursos destinados ao poder público financie campanhas educativas sobre as mudanças climáticas no mundo.

Simone Franco/Cristina Vidigal / Agência Senado

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: