Investigação da CPI da pedofilia leva a prisão de acusado em Arapiraca

Da Redação | 19/04/2010, 12h55

"O Brasil não tolera mais abusos contra crianças e adolescentes. A população de Arapiraca entendeu o sentido de nosso trabalho e o que se viu nesses três dias foi um mosaico de ódio, pena e nojo". Assim o presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pedofilia, senador Magno Malta, sintetizou o trabalho realizado na cidade de Arapiraca (AL) no último fim de semana, que resultou na prisão do monsenhor Luiz Marques Barbosa, de 83 anos, acusado de abuso sexual de crianças e adolescentes. Também foram presos o motorista José Reinaldo Bezerra e a assistente social Maria Isabel dos Santos, funcionários da paróquia.

O parlamentar classificou o trabalho realizado pela CPI na cidade alagoana como pedagógico e produtivo. Muitas das informações levantadas pela comissão foram fornecidas não só pelas vítimas de abuso, mas pelos padres Raimundo Gomes e Edilson Duarte, também acusados da prática e incluídos no programa de delação premiada.

A comissão deve continuar apurando o caso em depoimentos a serem colhidos em Brasília. Além do advogado dos padres, devem ser ouvidos outros coroinhas, ex-coroinhas e religiosos acusados de pedofilia .

Banco de dados sobre pedófilos

Em entrevista à Agência Senado, Magno Malta informou que deve ser acelerada a votação do PLS 338/09 na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). Esse projeto de lei foi apresentado pela senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) e prevê a criação de um banco de dados sobre pedófilos, que será disponibilizado pela internet.

Magno Malta é relator da matéria na CDH e avaliou a disponibilização desse banco de dados como "necessária e importante". O parlamentar observou ainda que o Brasil está atrasado na formulação desse cadastro, na comparação com outros países, como os Estados Unidos. Sua expectativa é apresentar o relatório ao PLS 338/09 - aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) no final de 2009 - já na próxima semana.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)